domingo, 10 de novembro de 2013

Vem pra TUrMA - Gatos matam bilhões de animais selvagens

Este espaço virtual contempla a criação e desenvolvimento da Trilha Urbana da Mata Atlântica, à Rua Xavantes, no Bairro Atiradores, em Joinville, SC.
 Jacu salta do tratador em voo na direção da entrada da TUrMA, no dia 02 de novembro de 2013, às 6h55

Flora e Fauna do local terão destaque nos temas ambientais e de sustentabilidade, prioridade deste blog.
 Ela (Jacupema), antes do voo, alimentando-se no tratador, que tem arames de proteção às aves contra os gatos da vizinhança

Vizinhos, ponham coleiras com sinos nos pescoços dos seus bichanos

Gatos matam bilhões de animais e ameaçam vida selvagem dos EUA

Os gatos estão entre as principais ameaças à vida selvagem nos Estados Unidos, matando bilhões de animais todos os anos – um número muito maior do que estimativas anteriores.
As conclusões são de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Smithsonian de Biologia e Conservação e do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.
Os autores estimam que os gatos são responsáveis pela morte de entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de pássaros e entre 6,9 bilhões a 20,7 bilhões de mamíferos todos os anos.
Publicado no site Nature Communications, o estudo diz que gatos de rua estão entre as piores ameaças, mas gatos domésticos também representam perigo.
Instinto matador – Segundo os cientistas, mais animais estão morrendo nas patas de gatos nos Estados Unidos do que em acidentes em estradas, colisões com prédios (no caso de animais que voam) ou envenenamento.
O instinto caçador de gatos domésticos tem sido bem documentado em muitas ilhas mundo afora, em que felinos foram responsabilizados pela extinção de 33 espécies.
Já o impacto dos gatos em áreas continentais tem sido pouco estudado.
Por isso, os cientistas fizeram uma revisão dos estudos realizados até então sobre a ação predatória dos gatos.
A análise revelou que o número de mortes provocadas por esses animais era muito mais alto do que o que se sugeria anteriormente. Eles descobriram que o número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes do que se acreditava até então.
Pássaros nativos dos Estados Unidos estão entre os mais ameaçados, seguidos por animais como camundongos, ratos-do-campo, esquilos e coelhos.
Esquilos e coelhos – ‘Nosso estudo sugere que eles (os gatos) estão no topo das ameaças à vida selvagem americana’, diz Pete Marra, do Instituto Smithsonian.
De acordo com os cientistas, gatos sem dono – que incluem gatos de rua e os que vivem soltos na natureza ou em fazendas – matam três vezes mais do que os domésticos. Mas eles afirmaram que, ainda assim, seus donos poderiam fazer mais para coibir a ação de seus animais de estimação.
‘Esperamos que essa grande mortalidade de animais selvagens incentive as pessoas a manterem seus gatos dentro de casa e sirva de alerta para as autoridades’, disse Marra.
A ONG britânica RSPCA, que atua na defesa dos animais, disse que o uso de uma coleira com um sino já reduz em até um terço as chances de um gato conseguir caçar outro animal. (Fonte: G1)

Meus Vizinhos têm gatos soltos. Apenas um, que se mudou recentemente, fez um enorme gatil, na garagem. Os demais animais da vizinhanca, dão vazão aos seus instintos e ficam mocozados no meio das folhagens capturando as aves que se aventuram pelo chão. Mas, também, bem escondidos e imóveis para saltar sobre os que vêm ao tratador. Os arames têm salvado as aves, desde então.
Por enquanto, isto.
Aguardem.

4 comentários:

  1. Ter o privilégio de fazer, estar nesta trilha é supra sumo....Parabéns!!!Visualizar , já enche os olhos, imagino vivenciar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tudo estiver pronto te aviso para que venhas conhecer

      Excluir
  2. Com certeza os animais domésticos são os maiores predadores dos silvestres, juntamente com o bicho homem. Aqui em casa não temos gatos, e as cachorras são impedidas de entrar no mato por cercas. Mas os gatos dos vizinhos fazem a festa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de cachorro. Mas, optei por não tê-lo. Meu quintal todos os dias tem jacus, aracuãs e dezenas de outras aves. E também lagartos, gambás e outros que ainda não consegui identificar porque foram muito rápidos na fugida quando me viram.

      Excluir

Seja bem-vinda(o) à TUrMA - Trilha Urbana na Mata Atlântica